Fim do vestibular

Nos cursinhos de Santa Maria a mudança é de foco

"

Um dia após o anúncio da mudança no ingresso na Universidade Federal de Santa Maria, o clima nos cursinhos preparatórios para o vestibular estava diferente. Se, na quinta-feira, os alunos estavam agitados, inseguros e curiosos, na sexta-feira, todos pareciam mais tranquilos e determinados. Os professores seguiam trabalhando para orientar os estudantes e para redefinir estratégias.
- O que fizemos ontem (quinta-feira) foi passar nas salas de aula e esclarecer para os nossos alunos. O aluno que está esclarecido fica mais seguro. Não há grandes modificações, e sim algumas adaptações que serão feitas, mas já se prepara ao Enem, que agora está em primeiro lugar - explica Ana Jamile de Oliveira, professora de Química e diretora do Fóton Vestibulares.

O professor de física do cursinho Riachuelo, Anderson Ellwanger, na sexta-feira, aproveitou para mostrar aos seus alunos comparações de questões de provas do Enem com provas da UFSM.
- Os conteúdo já foram trabalhados. A comparação de provas foi para mostrar que, na preparação para uma prova do Enem e para um vestibular, há equivalência - explica o professor.

Candidata para uma vaga em Medicina, Deborah Knebel, 19 anos, explica que já começa a pensar maneiras de focar o estudo para a prova do Enem, que agora deve ser sua prioridade. Ela diz que, agora, vai passar a controlar o tempo que leva para fazer os exercícios, já que considera que, no Enem, há menos tempo para resolver as questões.

Competição, agora, é com o Brasil inteiro

Assim como Deborah, as amigas Júlia Hartmann e Renatha Marques, 17 anos, e Mariana Padilha, 18, que vieram de mala e cuia de Santo Ângelo para Santa Maria, também procuram se adaptar.
- A gente veio fazer cursinho em Santa Maria porque aqui a universidade é Federal. Se não fosse, poderíamos ter ido para outra cidade - explica Júlia.
- Com a novidade, decidimos fazer vestibular de inverno em outras universidades particulares, de mais longe, que não faríamos. Mas o nosso foco ainda é a UFSM - conta Renatha.

As estudantes, se conformaram com a novidade e garantem que vão estudar com foco no Enem, mas ainda criticam a decisão da UFSM e pelo anúncio ser em cima da hora:
- A mudança nos atrapalhou um pouco. Além de mudar o nosso foco, a prova do Enem tem um histórico de problemas e falhas, sem falar que temos que competir com o Brasil inteiro. A gente fazia os vestibulares em faculdade particular como teste. Agora, já são opções. Também vamos tentar outras com o Sisu, mas o nosso foco ainda é a Federal. Por isso, vamos continuar o cursinho e vamos continuar morando aqui - conta Mariana.

Cursinhos se consideram prontos para a mudança

Os diretores dos principais cursinhos pré-vestibulares de Santa Maria manifestaram tranquilidade quanto ao futuro de suas empresas com a mudança. Ainda na quinta-feira, já estavam sendo divulgadas turmas preparatórias para o Enem, atendendo os pedidos dos alunos.
- Essa mudança vai aumentar. Desde ontem, recebemos muitas ligações de pais de estudantes que só vão fazer cursinho porque o ingresso mudou para o Enem. Agora, todos perceberam a importância de estar preparados para o exame - disse Ana Jamile de Oliveira, diretora do Fóton Vestibulares.

O diretor do Totem, Roberto Müller, também acredita que a mudança foi acelerada, mas já era esperada:
- Nós fomos pioneiros em ter turmas dedicadas para a preparação para o Enem. Neste ano, abrimos uma ainda no primeiro semestre, que já começou lotada. Ontem (quinta-feira), dezenas de pessoas ligaram querendo uma vaga. Por isso, acredito que as pessoas continuarão buscando a preparação em Santa Maria, pois a cidade é uma referência na educação.

No "

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a lista de instituições que utilizam o SisU no país

Próximo

Federal vai seguir com a cara de Santa Maria, diz especialista

Educação